sexta-feira, 10 de julho de 2009

ONTEM MATEI UMA FORMIGA


Ontem eu matei uma formiga... Era uma daquelas vermelhinhas, cuja picada doi durante dias. Com o tempo, veio o vento e levou seu corpo para longe. Continuei meu caminho por um tempo sem dar muita importância ao que acabara de acontecer. De repente, como que tomado por uma força de arrependimento, apoie-me na parede e pensei naquela formiga.

O que teria feito aquele pobre inseto para merecer ser pisoteado? Ser pequeno e indefeso seria motivo suficiente para a morte? Só os fortes merecem a vida?

Todos sabem que as formigas trabalham em grupos e que cada uma tem uma função determinada dentro do formigueiro. Aquele grupo perdeu provavelmente os mantimentos que aquela pobre formiga, esmagada pelos meus pés, ficou encarregada de pegar.

Ou seja, em um formigueiro faltará alimentos, algumas formigas (provavelmente as mais fracas) ficaram sem comida e consequentemente acabarão morrendo. Os tamanduás que se alimentariam dessas formigas que morrerão também ficarão sem alimentos por tabela e acabarão morrendo. Tamanduás são animais que correm risco de extinção. E as coisas vão piorar depois de meu ato impensado. Os tamanduás vão entrar sumir do mundo por minha culpa.

Ontem eu matei uma formiga, sem saber que estaria matando os tamanduás. Nunca pensamos quem realmente podemos atingir com as nossas atitudes. Por menores que sejam ou pareçam.



Um comentário:

  1. Nhaaa Jeff!!!

    texto lindo... adorei... realmente

    devemos sempre pensar em nossas atitudes, pois muitas delas podem afetar a nós mesmos.

    Lindo texto parabéns!

    ResponderExcluir